segunda-feira, 30 de julho de 2012

Meu delírio é a experiência com coisas reais

Tomo a liberdade de nomear este artigo com um dos versos da canção “Alucinação” do Belchior. Escrevo ainda sob a emoção de um encontro de formação que participei recentemente e que por todas as circunstâncias que giraram em torno dele acabaram reafirmando em mim o desejo de continuar a “amar e mudar as coisas”.

Nada, nada supera o encontro pessoal. Mesmo neste momento em que vivemos em que tantas relações se tornam virtuais. Não, não sou um saudosista dos tempos em que a comunicação instantânea era coisa de ficção. Sei que a tecnologia facilitou e muito a possibilidade do conhecimento se alastrar. Se você estiver lendo este texto agora, essa é mais uma prova de que isto é verdade. A questão é encarar este como um instrumento a mais e não exclusivo.

Mas voltando ao assunto, nada, nada supera o encontro pessoal. Sim, a virtualidade aproxima pessoas distantes fisicamente. E claro que isto é bom. Mas esta mesma virtualidade não supera o contato de um abraço pejoteiro. Este abraço é daqueles fortes em que você sente o calor, a respiração e a emoção da outra pessoa.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Dez conselhos para uma coordenadora diocesana da PJ

Ela faz parte da coordenação de uma PJ diocesana há menos de um ano. Comprometida e séria, ela quer fazer um trabalho bem feito. Mas tem uma série de questões sobre como fazer o trabalho de uma maneira mais eficaz e sobre seu próprio papel na coordenação. Ela veio me procurar. Começamos uma conversa e não conseguimos termina-la. Minha cara, desculpe-me se uso deste espaço para dar continuidade ao nosso papo, mas acho que pode servir a outras pessoas que estão na mesma situação.

Sei que você quer fazer bem o seu papel e que a equipe que está na coordenação junto com você também tem esse desejo. Assumir uma coordenação diocesana carrega alguns desafios e precisa de algumas posturas novas também. E acredite que não há receita pronta. Há coisas que a gente vai descobrindo no caminho. Com o tempo de vida que eu tenho, eu descobri algumas delas. Quem sabe uma ou outra possa servir para você?

terça-feira, 17 de julho de 2012

Uma só força, um só pensamento, um só coração

Dois homens suspeitos foram presos pela polícia. Havia a desconfiança de que eles teriam participado de um crime maior. Ninguém ainda havia descoberto as provas necessárias para condenar ninguém. Somente uma confissão dos participantes poderia levar alguém à prisão.

Os policiais tiveram uma ideia. Separaram os presos um do outros e para ambos foi oferecido o mesmo acordo. Se o prisioneiro acusar o outro suspeito e este, quando for interrogado, permanecer em silêncio, o primeiro sai livre e o outro é condenado a dez anos de prisão. Se ambos permanecerem não disserem nada, a polícia só pode condená-los a seis meses cada um. Contudo, se o primeiro permanecer em silêncio e o segundo acusá-lo, a situação se inverte e o primeiro é que ficará preso por 10 anos. Se os dois se acusarem mutuamente, cada um ficará preso por cinco anos.

Cada prisioneiro deve tomar a sua decisão sem saber qual a decisão o outro vai tomar. Nenhum dos dois tem certeza da decisão do outro. A questão que o dilema propõe é: o que vai acontecer? Como o prisioneiro vai reagir? Como você reagiria?

quarta-feira, 11 de julho de 2012

É hora de botar a CF 2013 na rua

Depois de 21 anos, a Igreja no Brasil traz de volta a reflexão do tema “juventude” em 2013 durante a Campanha da Fraternidade (CF). Vivi intensamente o ano de 1991, preparando a CF do ano seguinte. Tenho em meu coração um espaço de saudade daqueles anos. Eu havia conhecido a PJ em 1989. Tínhamos na paróquia uma assessoria efetiva e afetiva dos salesianos e salesianas. E pudemos ir preparando o terreno para uma boa organização paroquial da PJ por lá.

Olho para o cartaz da CF 92 e muitas recordações vem em minha mente. Uma delas é de que, pela primeira vez, eu ouvia falar de juventude na Igreja como um elemento renovador. Era “o novo”, falávamos e líamos nos documentos. Os cantos litúrgicos e de animação tocavam neste ponto.Tantas iniciativas. Tantos cursos. Tantas palestras. Tantos festivais. Tantos shows. Teve até escola de Samba falando no tema! Era o ano da juventude. Foi um despertar!

Pois então, vinte e um anos depois, nós estamos novamente às vésperas de outro “ano da juventude”. 2013 chega anunciando nova CF sobre juventude e pela primeira vez a Jornada Mundial da Juventude acontecendo no Brasil. Aqui nas terras paulistas, também estaremos celebrando 40 anos de organização pejoteira. É um ano bonito e cheio de desafios.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Gracias a la vida

Pensei em várias maneiras de agradecer a Deus o dom de me permitir ter vivido estes anos com saúde e cercado de gente tão bacana. Tive a idéia e a pretensão de tomar como inspiração as palavras de Violeta Parra cantadas e imortalizadas nas vozes de Mercedes Sosa e Elis Regina. Sim, é uma homenagem a uma música que tem me inspirado há muitos anos. E uma forma de dizer obrigado a tantos e tantas que fizeram eu ser o que sou hoje. E que Deus me permita declamar estas frases por tanto tempo quanto for necessária a minha vida e a minha presença.