sábado, 28 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013

Os jornais fazem. Os canais de televisão também. As emissoras de rádio, idem. Os grandes e pequenos portais entraram no embalo. Como é uma coisa boa, acabei fazendo de novo. Seguindo os passos do ano passado, vai aqui a Retrospectiva dos artigos publicados neste blog durante 2013.

No total, foram trinta e cinco textos publicados no ano (com este aqui são trinta e seis). Com esta produção, o blog chega a 185 artigos. É uma quantidade boa. Se você quiser, pode acessar os textos deste ano por aqui mesmo e os anteriores pelas pesquisas por temática, por palavra chave ou pelas sugestões na coluna lateral. Mas vamos às descrições

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Sobre questões linguísticas e de interpretação

Já participei de muitas formações a respeito da Pastoral da Juventude. Muitas delas eu ajudei a preparar. Talvez tenha sido um erro da minha parte, mas eu sempre apostei que as obviedades não precisariam estar na pauta dos temas.

Dou um exemplo. Havia uma apresentação muito comum (ainda há quem a faça) de diferenciar Pastoral DA Juventude de uma tal Pastoral DE Juventude. Fora os malabarismos gramáticos e morfológicos, eu aprendi que a essência desta discussão não estava no uso ou não do artigo A junto com a preposição DE, mas sim no Protagonismo Juvenil.