terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Ampliada da PJ em Crato. Minha visão

Quem leu o texto anterior (clique aqui se quiser ver do que se trata) teve uma rápida passada de olhos sobre alguns aspectos que eu considerei relevantes para entender onde a Ampliada de Crato estava fundamentada. Foi baseado em nesta visão histórica e na perspectiva de que a Ampliada trabalhasse algumas linhas prioritárias para a ação que a proposta metodológica foi desenvolvida. Pensou-se em organizar o tempo da semana que estaríamos reunidos de acordo com os cinco olhares do nosso método pastoral, não como "caixas separadas", mas com uma interação entre cada parte: Ver a realidade, Julgar a partir dos critérios da nossa fé, Agir de acordo com os elementos já fornecidos, Rever o caminho feito e Celebrar a cada dia os passos firmes que foram dados.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Algumas histórias anteriores à Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude - Crato

A Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude aconteceu na cidade de Crato, no Ceará, entre os dias 22 e 29 de janeiro de 2017. Eram mais de 100 participantes diretos e alguns outros convidados (eu inclusive), fora as tantas equipes de trabalho. Para quem não sabe do que se trata, uma Ampliada Nacional é internamente o maior espaço deliberativo desta pastoral e também o momento para se pensar a indicação dos passos a serem seguidos nos próximos anos pela Pastoral da Juventude.

Muitas coisas me marcaram nesta atividade. A maior parte delas positivamente. E por todas elas, todas mesmo, eu enxergo uma série de possibilidades pastorais para a PJ nos próximos anos. Mas creio que antes de se entender o que me leva a crer nas alternativas futuras, é bom olhar os fatos que antecederam esta ampliada para poder compreender o que de mais significativo ocorreu por lá, para daí sim tentar perceber o olhar que faço para daqui por diante.