domingo, 22 de setembro de 2013

Dez maneiras de fazer seu grupo fracassar

Como existe gente de todo tipo a frente dos nossos grupos de jovens, coordenações de pastoral e das instâncias mais diversas, creio que seja conveniente dar umas dicas para aquela turma que amanhece todos os dias com a intenção (ainda que não explícita) de acabar com o próprio grupo. Recebi estas dicas há muito tempo atrás de uma fonte fora da PJ e resolvi adaptá-las ao nosso universo pastoral. Não sei de quem foi a autoria original, mas eu agradeço esta pessoa agora e quero dividir esta minha adaptação com você.

Sim você meu amigo, minha amiga que tem o desejo não revelado, mas implicitamente praticado de ir minando aos poucos o seu grupo, eu tenho algo a lhe dizer: chega de sofrer. Seja uma pessoa esclarecida, aja com fundamentação teórica. Compreenda o que faz e por que faz. Estão aí. Dez dicas para que seu grupo não vá para frente.


1. Encare a realidade. Você é o líder, você é o coordenador. Ou seja, você manda e os outros cumprem. Simples assim. Se você tiver dificuldade nisso, pense nos jovens do seu grupo como se fossem aparelhos de televisão. Imaginou? Agora pegue seu "controle remoto" e os conduza para aquilo que você deseja. Na hora certa, coloque em "mudo", assim você não precisa ouvir e nem acatar as opiniões. Quem deve aparecer é você.

2. Você é a cara do grupo. Se o grupo tem um nome não importa. As pessoas de fora o conhecem como “Grupo do Fulano”. Fulano é você. É o seu grupo. Então não acanhe nas horas das decisões. Não perca tempo em consultas ou em votações. Decida e faça, depois comunique. Este é o princípio da "Eu-quipe". Afinal um pouco de despotismo não faz mal a ninguém. A história está repleta de ditadores que lhe cobririam com razão.

3. Sim, você pode cair na tentação de querer ter a opinião dos outros para que o grupo se sinta mais participativo. Isto é até bom. Desde que a opinião dos outros seja igual a sua, não se esqueça. Assim sendo, seja o primeiro (quando não for o único) a falar e não deixe nada ser decidido enquanto não aprovarem o que você quer. O tempo não é o essencial, importante é usar o tempo que você quiser ou precisar, alterar a pauta (se alguém se atrever a criar uma), adiar as ações.

4. Atas, pautas, planejamentos. Tudo isto é bobagem de quem quer perder tempo ou dividir atenção e poder. Fuja destes desvios. Quando alguém o emparedar exigindo tais recursos, apele à improvisação e a toda “criatividade” que ela possa trazer.  Improvisar é sempre bem melhor do que planejar. Para planejar é preciso pensar e executar e isto demanda tempo. E a improvisação permite saber quem é capaz de solucionar coisas impossíveis, no último momento.

5. No entanto, se alguém fez um serviço bem feito, mantenha-se impassível. Nem cogite dar crédito pela ação ou decisão. Não valorize as pessoas, afinal estamos todos na mesma causa, e todos estão ali para trabalhar. Um elogio seu pode dar destaque a alguém que supostamente poderá ser um futuro adversário seu no comando da equipe. Para impor respeito, distribua críticas e corte algumas "cabeças" para mostrar que estamos na era da competição. Cada um por si.

6. O seu ponto de vista é o ponto de vista do grupo. Quanto a isto não existe contestação. Se você não os convence, você é um fraco. Sua palavra deve ser a lei, a verdade absoluta. O que você disser é o que vale, você é o líder e o detentor de uma visão além do alcance dos outros integrantes. Você é o rei nesta terra de cegos. 

7. Esteja atento a quem lhe for fiel. Fidelidade tem que ser cega e a toda prova. A estes, não critique publicamente. Isto já será um elogio. Quando eles disserem algo que coincida com as suas decisões. Diga que vocês concordam. Para quem é adulador isto é um prêmio máximo. Mostre aos outros que fidelidade a sua pessoa e as suas propostas são coisas boas.

8. Se chegar o dia em que seu grupo queira discutir mudanças, aceite todas aquelas que forem convenientes a você. Todas as outras devem ser combatidas em extremo. Você tem o poder e a autoridade. Nem deixe que os outros contra argumentem. Marque estes dissidentes para o próximo “cortar de cabeças” que você promover. Afinal, você não quer conflitos no seu grupo. A paz é mais importante.

9. Há quem queira puxar seu tapete. E há quem queira fazer isto de forma silenciosa e sorrateira. Desconfie. Desconfie de todos. Esteja sempre prevenido e na defensiva. Apele para o emocional das pessoas. Eleja um bode expiatório quando não souber quem é esse malfeitor do grupo. Puna. É questão de exemplo. É questão de sobrevivência. Da sua sobrevivência.

10. Nunca tire isto da sua mente. Você é o líder, você coordena, você é o grande referencial.  Faça, e mande fazer as coisas como e quando você quiser. Esteja sempre em destaque. Em outros espaços, não perca a oportunidade de mostrar o quanto é importante o seu grupo e a SUA dedicação a ele. Assuma o máximo de cargos que puder, e assim domine tudo. Seja carreirista, busque status e não perca a oportunidade de mostrar seu grau de influência e quem é que manda no final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário