sábado, 9 de julho de 2011

Coisas que aprendi na assessoria da PJ


Não quero lançar meu currículo pela internet, nem dizer que sou bom numa coisa ruim em tantas e tantas outras. Quem me conhece sabe das minhas qualidades e dos muitos defeitos. Mas não é isso que vem ao caso agora. Em tempos de dicas e de tentativas de mostrar caminhos possíveis, acho que este é um bom momento para dar um testemunho, como dizem nas igrejas por aí, e falar do aprendizado que tive nesta minha vida de assessor.

Todos os pontos que vou colocar abaixo são realmente coisas que aprendi. Nem todos eu consegui vivenciar plenamente, mas estou na busca de aprimorar. E, se testemunhos valem, digo que por tudo que está exposto aí, vale muito acompanhar os jovens. Vamos aos itens!

  1. Você é um acompanhante da juventude, não o coordenador deles. Sua palavra tem um peso grande para eles. Portanto, use-a com cuidado e sabedoria.
  2. Os dons que você tem estão a serviço, ajude o jovem a crescer... É preciso que ele apareça e você diminua.
  3. Não se angustie por não ser perfeito e poder contribuir o tempo todo. Há diversas formas de ajudar a juventude. Não dá para ter todas as respostas em todos os campos.
  4. Saiba que você também precisa de um tempo. Seu corpo tem limites. Se você trabalha de segunda a sexta-feira e no fim de semana está na pastoral, que tempo lhe sobra pra família, amigos, lazer e descanso?
  5. Sinta-se parte do grupo que você assessora. Cuide dele. Cuide das relações entre as pessoas. Cuide das pessoas. E ajude que todos no grupo cresçam nesta consciência de cuidado uns para com os outros.
  6. Abrace. Abrace bastante. O contato físico, o calor humano e a proximidade são marcas fortes da PJ. Muito se diz só com um abraço afetuoso.
  7. Não descuide da sua relação com Deus. Seja uma pessoa de comunidade. Celebre a eucaristia. Que as pessoas olhem para você e se sintam contagiadas pelo amor de Deus que você transmite.
  8. Você é um vocacionado. Não é qualquer um que serve como assessor. Não é um cargo, portanto, no qual qualquer um pode ser encaixado.
  9. Ser assessor não lhe serve de status. Se isso um dia lhe passou pela cabeça, esqueça! Vocação é doação! Você foi chamado para um ministério e o poder que lhe cabe é o do serviço!
  10. A você cabe a guarda da memória histórica. Não deixe que ela morra ou enfraqueça no tempo. Passe para frente. Aprendemos com o passado.
  11. Estude. Estude sobre juventude, sobre Igreja, sobre Jesus, sobre metodologia, sobre o mundo em que vivemos, sobre a fé que professamos.
  12. Provoque. Provoque mesmo. O método da provocação ajuda a questionarmos e entendermos melhor nossos valores e crenças. Mas não crie confusão que não saiba resolver depois.
  13. E nessa mesma linha, lance desafios aos jovens. Desafios geram novos olhares e provocam em muitos o comprometimento com a causa.
  14. Comprometa-se com o seu serviço de acompanhamento e assessoria. Você será respeitado, querido e ouvido pelos jovens se eles enxergarem em você um testemunho autêntico de doação.
  15. Goste dos jovens. Ame a juventude. Não de maneira forçada, mas de coração. Quem ama e demonstra estabelece um laço de união que não se rompe. E maravilhas se fazem a partir daí.
  16. Na medida do possível, não seja assessor sozinho. Tenha um grupo com o qual possa contar, partilhar vida, experiências, frustrações e alegrias. A gente cresce com isso.
  17. Conheça gente com várias experiências. Tenha bons contatos. Eles podem lhe ajudar quando você estiver perdido com algum assunto.
  18. Não marque compromissos demais. Você não é super herói. E nem é Deus que pode estar em vários lugares ao mesmo tempo. Priorize!!!
  19. Tem que ter paciência. Nem sempre os processos acontecem no devido tempo. E é preciso que se aprenda com estes erros.
  20. Quando a coisa desandar, você é um ponto que deve se manter firme. Tenha um olhar otimista, mas pautado na realidade. Coisas boas serão colhidas daí.
  21. Desafios não faltam. E assessor da PJ encara desafios como combustível para a criatividade do grupo. E precisamos de combustível para chegarmos à Terra sem Males.

Nenhum comentário:

Postar um comentário