quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Dez papos sobre grupos de jovens

Não sei se o nobre leitor ou a querida leitora fez ou faz parte de um grupo de jovens. Sei menos ainda se você está ou não em alguma instância pastoral que deveria (deveria não, deve) subsidiar, acompanhar e ajudar a articular estes mesmos grupos. Eu posso dizer por mim. Sim, eu estou numa instância pastoral hoje, enquanto escrevo estas linhas. E creio que, com o pouco que aprendi, mesmo que não estivesse em instância nenhuma, seria meu dever contribuir com estes grupos.

Pois bem, para quem acompanha este blog ou para quem tem tempo de ficar pesquisando os textos que aqui se encontram, já tem a noção de que ele não nasceu ontem. São mais de cento e oitenta postagens e quase quatro anos de publicações. Todos eles voltados à PJ e boa parte deles aos grupos de jovens.

Desde o final do ano passado vem sendo gestado o primeiro filho deste blog: o videolog, ou vlog, “Pejotando”. Foi pensando nos grupos de jovens da pastoral da juventude que a equipe deste vlog resolveu inaugurar um canal com uma série de vídeos temáticos voltados a eles. Além do tema em si, pensamos em rechear cada vídeo com uma leitura bíblica de apoio, com indicação bibliográfica, poesia e música.

Num diálogo de mídias, pensei em aproveitar o espaço deste blog para lançar pequenos comentários sobre os vídeos lançados, numa tentativa de enriquecer o conteúdo e os debates. É uma contribuição modesta, mas sincera.

O episódio zero faz uma breve apresentação do canal, dos colaboradores e desta primeira série. Além de mim, outras três pessoas contribuíram para o nascimento do vlog: Vitor Hugo, companheiro de PJ de longa data e que divide a apresentação do canal comigo, Victor Pisani e Giovanni Alves, companheiros fantásticos e responsáveis pela parte de captação de imagens, edição e toda a parte técnica e tecnológica que envolve esta empreitada. Cada vez que nos encontramos é uma novidade!

Como já coloquei, a primeira série do vlog terá dez temas ligados aos grupos de jovens. É uma tentativa de contribuir e de instigar as instâncias pastorais a refletirem sobre esta moçada. Por vezes fazemos as coisas na pastoral sem a devida reflexão e o resultado é cercado de boa vontade, mas com uma carência grande de rumos.

Por esta razão, o primeiro vídeo fala sobre a importância dos grupos. Para que eles servem, o que eles fazem. É uma boa maneira de começar a conversa: tentando colocar a compreensão do tema num patamar comum.

Se o primeiro vídeo fala sobre a ideia do grupo, o segundo vem falar sobre como começar um grupo. É a etapa da convocação. De que maneiras um grupo pode surgir?

Com o grupo começado, falamos no terceiro vídeo sobre outro elemento fundamental para o mesmo: a coordenação. Como deve ser um coordenador ou uma coordenadora de grupo de jovens da pastoral da juventude?

Esclarecido o papel da coordenação, parte-se com a conversa para a segunda etapa da vida de um grupo: a nucleação, que é onde se começa a dar a liga para o mesmo. Que pontos são importantes? O que deve ser trabalhado nesta fase?

No meio da série, no quinto encontro, chega o tema que dá a unidade, o sentido e a força para que o grupo persevere: a espiritualidade. Será que qualquer modelo serve? Em que se baseia a crença e a fé da jovem liderança da PJ?

Com as bases fincadas numa espiritualidade pejoteira, o grupo parte para abrir seus horizontes: um novo olhar para si próprio, para a comunidade, sociedade e níveis de articulação. É a fase da Iniciação, tratada neste sexto vídeo da série.

No sétimo encontro é apresentada uma nova figura, um novo serviço à disposição do grupo: a assessoria. Quem são estas pessoas? A que si dispõem? Elas são diferentes da coordenação?

Chegamos à última fase do grupo: a militância. Neste oitavo vídeo da série, conversaremos sobre o perfil do jovem militante formado nas fileiras da Pastoral da Juventude. Quais características eles tem e quais eles não tem? Como fica a vida do grupo nesta fase?

Quase no fim da série, partilharemos algumas dicas sobre os principais erros cometidos pelos grupos de jovens. Será um programa interessante e veremos que há muitos lugares em que o óbvio não é tão óbvio assim!

Por fim, chegamos ao décimo vídeo da série ao tratarmos da Identidade da PJ. Claro que durante a série inteira este tema esteve presente. Mas é importante, ao olharmos para trás, termos uma clareza maior do que foi vivido e apresentado.

Agradeço antecipadamente todas as críticas e sugestões que já foram e que serão ainda apresentadas. Estamos iniciando este novo projeto tateando no escuro. Todos os comentários são clarões de luz que nos ajudam a descobrir o melhor caminho. Obrigado a quem curte e compartilha desta ideia. Que façamos uma boa travessia. Juntos!



2 comentários:

  1. Parabéns Rogério por estes trabalhos lindos que são a expressão do seu amor a todos nós. A cada texto, cada reflexão e ensinamentos postados aqui, te sinto próximo ao nosso trabalho, você com certeza faz parte de tudo que já alcançamos e ainda iremos alcançar nessa empreitada. Receba todo o nosso carinho. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns companheiro pela iniciativa. Criar ferramentas formativas ajudam os grupos e os assessores que se dispõe a contribuir com a formação dos grupos. A ideia dos vídeos é ótima. Sugiro incrementar elementos lúdicos que ajudam a compreensão da temática. No mais, desejo força e muita luz para esse novo trabalho. Abraços da terra manauara.

    ResponderExcluir