sábado, 24 de julho de 2021

Conversa no Zap

“Bença, tio.”

“Oi Ju. Você tá bem? Deus te abençoe.”

“Tio, você tá com tempo?”

“Pra você, querida? Todo tempo do mundo! Diz aí!”

“Queria um conselho”

“Eu sou ótimo para essas coisas. Adoro!”

“Sério, tio!”

“Conhece um cara mais sério que eu? Tá de brincadeira?”

“Blz. Mas, ó, sem me zuar, certo?”

“Tá certinho, fia. Manda ver, que já tô curioso”

“Então... Sabe o Alberto?”


“Que Alberto??”

“Que estudou comigo até o ano passado!”

“Hummm...”

“Lembrou?”

“Hummm...”

“Isso é sim ou não?”

“Seria o Alberto que quis ficar contigo no seu aniversário de 13 anos e que você não quis na época e que depois ele ficou te esnobando na escola, saindo com uma garota diferente por semana?”

“Ai tio... Não era pra zuar...”

“Mas não é zuera, querida. É verdade. Você me contou. Aconteceu assim, não foi?”

“Não foi uma namorada por semana... Foram duas meninas diferentes até o fim do ano...”

“Tá bom, vou dar um desconto. O que é que tem o pilantra?”

“Ai tio, não fala assim...”

“Tudo bem, querida. Agora foi zueira. Desculpa aí. Mas, o que aconteceu com o rapaz de nome tão nobre?”

“Você vai me zuar de novo, tio?”

“Ju, meu doce, jamais!”

“Ai Deus! Tá bom. O Alberto quer namorar comigo.”

(...)

“Tio??”

(...)

“Oi Ju. Fui no banheiro”

“Eita. Eu não li isso...”

“Mocinha, duas coisas. Todo mundo vai no banheiro. Eu, você e o Beto, meu futuro sobrinho aí, né querida? E a segunda coisa eu esqueci...”

“kkkkkkkkk”

“Tá bom, mas é sério isso mesmo, né? Não é você quem tá de zueira agora não né?”

“Não. Na real. Ele fez uma chamada de vídeo, a gente ficou mais de uma hora conversando, mas eu não dei uma resposta.”

“Deixou o rapaz na solidão dos pensamentos...”

“Para tio”

“Oxe... Sem maldade, sem maldade... credo... Mas não deu resposta por que, fia?”

“Eu não tenho certeza”

“Ju, você tem 15 anos. Do que é que você já tá certa na vida?”

“Aí você piorou minha situação, tio.”

“Não! O que eu quero dizer é que você tem um mundo de possibilidades ainda. Que nada tá certo ainda e que só começou a caminhar, mas tem uma estrada longa a fazer.”

“Bom. Melhorou, mas não ajudou.”

“E qual a ajuda que você quer de mim? Minha opinião sobre o Beto? Meu histórico com ele se resume a este fato de dois anos atrás e não o favorece muito não...”

“Não, tio. Eu quero outra coisa. Me ajuda a saber se pode dar certo.”

“Oi?”

“Você é da Igreja, tio. Trabalha com jovens há bastante tempo. Já deve ter visto muita coisa. Me dá umas dicas aí.”

“Isso não é pegadinha, não né?”

“Sério tio. Na real. Bem sério, meeesmo.”

“Entendi. Tá. Primeira coisa, viu. Eu te amo. Entendeu?”

“Claro tio. Eu também te amo”

“Ótimo. E se ama também?”

“Sim tio. Com certeza.”

“Namoro é uma fase fantástica. É um período de descobertas. A gente descobre coisas em nós e na outra pessoa. A relação, quando bem construída, enriquece as duas pessoas. E mesmo quando não dá certo permite que a gente cresça como ser humano. Muita gente amadurece, mas algumas pessoas apodrecem por dentro”.

“Credo tio.”

“Verdade. E é essa a sua preocupação no fim das contas. Dar certo numa relação é as duas pessoas crescerem, mesmo que o namoro não vingue.”

“Não sei se eu gosto dessa ideia”

“Você é esperta e eu entendi o seu pensamento. Todo mundo bem-intencionado que começa um namoro começa com a intenção de que possa dar certo.”

“Verdade”

“Mas no fundo ninguém tem certeza.”

“Verdade de novo”

“A gente não conhece a pessoa nos detalhes que possam ser significativos”

“Sim”

“E como eu já disse, a gente vai se descobrindo também na relação. O melhor e o pior de nós acabam aparecendo”.

“Então você tá falando pra eu aceitar e ver o que vai dar?”

“Ainda bem que essa conversa tem histórico! Eu não escrevi isso, menina!”

“Então não entendi”

“Falei das relações de maneira geral, não de você no particular”

“Tá tio, mas me ajuda então no particular, vai..”

“Deixa eu voltar pra minha ideia então. Quando a gente se ama, a gente se respeita, respeita valores, princípios.”

“Você vai falar de sexo, né? Pra eu me preservar, né?”

“Não, ‘coisinha’. É anterior a isso. Uma relação faz a gente mudar ideias, posturas e atitudes. Mas a gente só deve mudar se a gente quiser, não pode ser forçado a nada. Tem que refletir causa e consequência”

“É sexo. Eu sabia”

“Não Ju. É tudo. Quer ver? Em quem ele votou?”

“Ô tio, ele tem 15 anos. Ele não vota!”

“Ah é. Que seja. Então futebol e religião. Qual time ele torce e qual igreja ele vai?”

“Ele nem é ligado em futebol. Acho que só na Copa do Mundo.”

“Moleque difícil”

“Acho que a família dele é espírita”

“Ah!! Taí. Ele sabe que você é católica? E se ele quiser te converter? Como você vai lidar com esse conflito?”

“Eu não sei. Tem que ver na hora. Mas não quero me converter a nada não. E no fim, Deus é amor, né não?”

“Ok. Xeque mate. Mas quero te dizer mais uma coisa.”

“Fala tio”

“Responsabilidade emocional. Você zela pelas emoções dele e ele precisa zelar pelas suas. Não criem expectativas demais. As vezes a pessoa que se gosta só existe na cabeça da gente e não é aquela pessoa real.”

“Você deu uns toques legais tio, mas nessa última eu fiquei confusa. Como eu vou saber qual é a dele na real?”

“Hum... Dá uma sondada como ele trata a mãe dele”

“Hein??”

“É! Como ele vê a mãe normalmente é como ele vê as mulheres em geral”

“Ah! Não creio. Sério isso?”

“Não sei. Vi isso no instagram de uma influencer e achei legal!”

“Você não existe tio”

“Mas na real, vê como ele trata quem não pode fazer nada por ele. As crianças, os pobres, os animais. Isso diz muito do caráter da pessoa”

“Beleza tio, vou pensar nisso”

“E se um dia ele vier trocar ideia comigo, vou dar um toque pra ele reparar como você trata seu pai!”

“Para com isso, tio”

“Melhor... Como você trata seu tio!!”

2 comentários: