quarta-feira, 13 de abril de 2011

10 semelhanças entre blogar e pejotar (e 1 diferença)


Dia 21 de abril próximo, este blog completará um ano de existência. Muitas coisas eu aprendi sobre esta ferramenta. Várias delas dizem respeito à própria técnica, outras foram dicas para escrever melhor e para atingir o público, outras ainda diziam respeito a adereços e instrumentais que eu poderia acrescentar ao blog para que ele fosse mais atrativo e funcional.

Vi tantas semelhanças entre a maneira de produzir um blog e o nosso agir pastoral que resolvi compartilhar estas semelhanças com vocês. Mas há uma diferença fundamental que separa uma prática da outra. E elas estão aqui apresentadas para que possamos aprender uns com os outros.

1-    O que te motiva a escrever um blog?

Quem sabe onde quer chegar, caminha com mais segurança e tem mais chances de evitar tropeços. Este blog, por exemplo, nasceu com a intenção de partilhar alguns saberes sobre a PJ. Quem faz pastoral também tem de ter esta motivação por trás. (Leia mais a respeito)

2-    Quem você pretende atingir?

Qualquer blog que queira ter algum público precisa saber de verdade quem é que ele pretende atingir. Quanto mais genérico, mais abrangente é o blog, quanto mais específico, mais seleto é o grupo. Escreva sempre pensando no seu público. E no agir pastoral, claro que ele deve ser feito pensando no resultado trabalho que se tem, mas não se pode perder de vista que estamos trabalhando com, pela e para a juventude. (Leia mais a respeito)

3-    Fale uma linguagem correta, simples e se faça entender.

A menos que seja um blog com este perfil, os erros ortográficos são um ponto negativo na escrita de um blog. Porém, pior do que eles, são os erros de interpretação. O blogueiro escreve uma coisa e o público entende outra (ou não entende nada). Atenção! O simples é, geralmente, o melhor caminho. E é assim também com a juventude. Uma linguagem direta, franca e próxima. Não precisa muito mais do que isso. (Leia mais a respeito)

4-    Pense e planeje antes de escrever

Eu já comecei tantos textos e parei no caminho. Queria publicá-los, mas não estava com a ideia madura para que fosse partilhado. Estão salvos no micro, esperando uma intuição maior para que tenham continuidade. Eles normalmente têm alguma sequência lógica no blog, mas não é necessário que seja sempre assim. No grupo, porém, é preciso que os temas que sejam tratados tenham uma ligação entre si, para que se tenha uma ideia de continuidade e de aprofundamento. E para que isso aconteça, é importante planejar. (Leia mais a respeito)

5-    Estude, leia, compare.

Quem se preocupa em fazer um blog cada vez melhor, procura boas referências. Se aperfeiçoa no assunto que o próprio blog trata, lê textos ligados a este tema ou a temas similares. Lê também textos sem ligação alguma com o assunto do blog. E aí percebe que há estilos e abordagens diferentes que ele poderia usar no próprio texto. Na pastoral também é assim. Pejoteiro de verdade está sempre se capacitando, lendo, estudando. (Leia mais a respeito)

6-    Não copie simplesmente. Seja original

Plagiadores não estão com nada quando o assunto é blogar. Mas há tanta gente copiando postagens!! Quando surge uma novidade, os blogs com o mesmo público alvo têm a tentação de reproduzir a mesma notícia, da mesma maneira. Isto é vantagem para quem for o primeiro a publicar. Numa segunda pesquisa sobre o tema, o segundo a publicar a notícia não vai ter um público tão atento, pois eles já leram esta história. Uma abordagem diferente chama a atenção. Ofereça um novo olhar, analise o fato por um ângulo ainda não visto. Vai chamar a atenção. E isso também vale para a pastoral.

7-    Interaja. Tenha uma rede com outros blogueiros

De que adianta ter um blog se ninguém o lê? E como fazer para que o mundo conheça as maravilhas que você escreve? Há tantas dicas!! E a primeira delas é buscar contato com quem já publica na internet. Nas redes sociais há comunidades sobre o tema. Nos blogs com o mesmo público que o seu há tantas outras pessoas que podem ser suas parceiras. Não tenha vergonha, entre nas redes sociais, siga outros blogs, comente nas postagens que lhe interessarem. E também na pastoral, ninguém é uma ilha! Pejoteiro se encontra em grupos, nas articulações, nas celebrações e nas festas. Interagindo. (Leia mais a respeito)

8-    Respeite e aprenda com os comentários

Abra seu blog para comentários. Incentive que seus leitores comentem seus artigos. Todo comentário vale um aprendizado maior para você. Um olhar diferente para seu próprio texto pode fazer com que você cresça mais no assunto. Pejoteiro que é pejoteiro já aprendeu essa lição. (Leia mais a respeito)

9-    Existe vida fora do blog

Pois é, existe vida off line. Vá a um cinema, passeie num parque, ouça uma música, leve os sobrinhos ou primos pra brincar de gangorra ou escorregador, dê um mergulho no mar ou no rio, faça uma escalada, vá acampar, tire fotos, faça filmes, conte estórias, acenda uma fogueira, plante uma árvore, faça caminhada, assobie uma canção, duas se estiver disposto, tente pular corda, arrisque uma cesta de três pontos, dê risada de si mesmo, tente arrumar aquela prateleira que há muito tempo você adia, leia um livro sem a obrigação de prestar contas depois, visite um amigo de longa data que você não vê a muito tempo. Ligue para um parente distante. Experimente fazer um bolo ou pudim seguindo uma receita. Há tantas coisas para se fazer... E tudo isso também vale para a vida fora da pastoral.

10-    Saiba divulgar seu blog

Quer ter mais visitas? Divulgue seus artigos no orkut, twitter, facebook, na centralblogs, no diHITT, nos blogs amigos, nas comunidades virtuais, nas listas de e-mails. Coloque no seu blog o link para que as pessoas te sigam nestas redes sociais. Coloque um e-mail para correspondência. Crie uma página com dados sobre você. E na pastoral precisamos urgentemente aprender a nos promover. E isso não é uma vaidade. Promover a pastoral não é promover pessoas, mas a proposta, o ideal, o objetivo. (Leia mais a respeito)


E, por fim a diferença derradeira!

Pastoral se faz no mundo real. Olho no olho. Com cheiros, texturas, sabores e saberes. A internet é um instrumento, mas pejotar de verdade só com os pés no chão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário