terça-feira, 8 de novembro de 2011

O Reino de Deus está próximo

No último artigo eu havia comentado sobre o “tempo que já se cumpriu” e apresentei algumas reflexões a respeito do significado desta expressão. Ela está contida versículo 15 do primeiro capítulo do Evangelho de Marcos. A primeira parte deste versículo diz: “O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo”. O versículo inteiro era a temática de uma fala que eu faria para um grupo de crismandos que vão receber o sacramento pelos próximos dias.

As reflexões de hoje vão com a continuidade da frase acima: “O Reino de Deus está próximo”. Em torno desta expressão, muitas outras bem bonitas também surgiram e outras se agregaram: Civilização do Amor, Terra sem males, por exemplo.

Na cabeça de um jovem de pastoral da juventude está a ideia clara de que é necessário e urgente espalhar e viver esta proposta de que o Reino de Deus está próximo. A questão toda, porém, é como vamos colocar em prática esta ideia.

Desde o começo da minha militância pastoral, eu sempre usei a expressão “construir o Reino de Deus”. Gosto do verbo construir. Dá a ideia de algo feito em grupo, mutirão, algo que aos poucos vamos deixando do jeito que deve ser.

Sem perceber, eu também alimentei por bastante tempo a expressão “horizonte do Reino de Deus”. Trabalhava a ideia de Eduardo Galeano (já expressa aqui no blog) de que o horizonte serve para te fazer caminhar, mesmo que você nunca o alcance.

Percebem a contradição entre as expressões? Quem constrói algo, quer ver aquilo pronto, acabado, pleno. Quem caminha em direção a um horizonte, nunca chegará nele, por mais que ande e gaste a sola do sapato. Percebem? Pois bem, eu custei a perceber. E usava livremente as duas expressões.

Foi numa palestra com o teólogo e escritor Jung Mo Sung que eu me dei conta desta diferença. Nem eu, nem você, nem ninguém próximo ou distante de nós construiu, constrói ou construirá o Reino de Deus. Temos nossas limitações, falhas e instituições imperfeitas. Quando tentamos consertar uma demanda, surgem outras demandas novas para serem trabalhadas. Quem quiser maiores detalhes sobre esta abordagem, sugiro o livro “Deus em nós” de Jung Mo Sung e Hugo Assmann.

A percepção de “horizonte do Reino de Deus” é mais factível e próxima a nós. Não pelo lado de que a gente nunca chega lá, mas pelo aspecto de que quando caminhamos em sua direção, vamos tornando nossas relações, instituições e a nós mesmos mais próximos daquilo que sonhamos.

O tempo se cumpriu e o Reino de Deus está próximo. Há, então, alguma maneira de torná-lo mais próximo? Há como viver experiências deste Reino no aqui e no agora? Como eu já disse aqui no blog, o Reino é um “já, ainda não”. Um presente que ainda não alcançou a plenitude nem a realização definitiva (Cf. Lc 21,31).

É um “já”, porque podemos lançar sementes desta experiência na transformação de nossas próprias vidas e de nossas relações. Fazemos experiência deste Reino quando a solidariedade, o amor e a compaixão tomam contam de nossas vidas. Quando ajudamos a transformar a vida de alguém. Quando as práticas de libertação se mostram eficientes. Quando participamos de uma comunidade que vive aquilo que celebra.

É um “ainda não” porque nossas práticas são limitadas, os resultados nem sempre são duradouros, novos problemas surgem todos os dias e consequentemente novos desafios também. É um “ainda não” porque o Reino é de Deus e só ele é perfeito. É um “ainda não”, porque precisamos caminhar e construir muito ainda para que a vida seja valorizada e as instituições sejam mais humanas.

O Reino está próximo. É preciso, portanto, caminhar em direção a ele. Quem fica parado, não faz a diferença. Quem não se movimenta, não deixa que estas sementes do Reino se espalhem. É preciso por o pé na estrada e caminhar. Um passo de cada vez, um seguido do outro. E transformando a realidade por onde a gente passar.

Um comentário:

  1. ola rogerio venho te fazer um convite fazer parte de uma parceria de blogs pjoteiros.
    http://soupjoteiro.blogspot.com/2011/11/soupjoteiro-producoes-os-blogs.html
    espero retorno

    ResponderExcluir