quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O que é ser líder?

Algumas pessoas me pediram para escrever um pouco mais sobre liderança juvenil. Então resolvi começar falando do básico. Quem é o líder? Quem é a líder? Você pode achar estas perguntas um tanto desnecessárias. Eu preciso que comecemos nossa conversa partindo de princípios comuns. Isso nos ajuda a termos mais clareza naquilo que conversamos, sem os possíveis preconceitos que este assunto pode trazer.

Vamos começar com um exemplo bíblico. Jesus quer saber o que o povo diz a respeito dele. “Jesus chegou à região de Cesaréia de Filipe, e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?» Eles responderam: «Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias, ou algum dos profetas.»” (Mt 16, 13-14).

Interessante a metodologia usada por Jesus: primeiro ele quer saber o que é que dizem os outros a respeito dele. Após as mais diferentes contribuições, ele solta a pergunta chave: “Então Jesus perguntou-lhes: «E vocês, quem dizem que eu sou?»” (Mt 16,15). Imagino que ele quis saber se os seus discípulos, discípulas acreditavam nas mesmas coisas que o povo, os especialistas nas leis, os sacerdotes.

Comecemos por aí. Existe muita gente que tenta explicar o que é ser líder. Como já discutimos aqui (clique aqui para ler o artigo), em qualquer livraria de médio ou grande porte, encontramos dezenas de títulos a este respeito. Para início de conversa, vamos aproveitar as definições que o dicionário nos traz sobre quem é o líder:
  1. indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros
  2. pessoa cujas ações e palavras exerçam influência sobre o pensamento e comportamento de outras
  3. porta voz, chefe de um partido ou movimento político
  4. pessoa que se encontra a frente de um movimento de caráter religioso, filosófico, artístico, científico etc.
  5. indivíduo ou equipe que vem ocupando o primeiro lugar numa competição ou campeonato
  6. alguém ou algo que guia, conduz
  7. chefe
Temos boas colocações a respeito do tema e poderíamos usá-las a vontade nesta nossa conversa. Elas chegam a ponto de se complementarem na explicação. Vejamos então: imagine uma comunidade ou grupo de pessoas. Se entre eles houver alguma articulação nos trabalhos, é quase certo que haverá também um líder ou algumas pessoas que exerçam este papel.

Aí está o ponto: nem todo aquele que coordena outras pessoas (definição 1) exerce influência sobre o pensamento ou comportamento delas (definição 2), pode representa-las (definição 3) ou guiá-las (definição 6). Alguns até conseguem a proeza de juntar em si todas estas definições. Mas não estamos na busca destes super-humanos. Nossos líderes são pessoas comuns.

“Então Jesus perguntou-lhes: «E vocês, quem dizem que eu sou?»”. Pois bem, vimos as explicações do dicionário. A segunda pergunta para nós hoje é: quem é esse líder que procuramos? Convido você a olhar novamente as orientações do dicionário e tentar fazer uma junção das definições 2, 4 e 6. A autoridade que surge desta liderança é mais pelo convencimento das palavras e ações.

Li uma vez que as palavras comovem e os exemplos arrastam. Juntando as palavras corretas e o bom exemplo teremos líderes fantásticos. O líder é aquele que consegue convencer, guiar e conduzir outras pessoas através da sua prática. Agindo assim, ele estará destinado ao sucesso de suas intenções.

A questão que qualquer um pode levantar agora é: quem garante que o exemplo é bom? De fato, esta é uma boa pergunta e muito séria. Se o líder cativa muita gente por suas atitudes, mas estas não trazem melhorias para a vida dos demais, não é este o tipo de liderança que nos interessa.

Existem características próprias de cada ser humano que carregamos conosco quando estamos convivendo em grupo. Alguns de nós, por exemplo, gostamos de uma boa briga, de nos sentirmos desafiados, enquanto outros preferimos o anonimato ou a tranquilidade de deixar tudo como está.

Se eu estou a frente de um grupo, seja coordenando, assessorando ou sendo uma referência para os outros, posso apresentar algumas características pessoais que influenciariam todo o grupo. Posso querer mandar demais, centralizar as decisões ou deixar o grupo seguir seu rumo natural sem a minha interferência. São todas características negativas.

Esta questão passa, portanto, pelos critérios de formação de um bom líder. Quais são estes critérios? Que valores uma verdadeira liderança jovem deve trazer? Podemos listar algumas delas: o respeito pela vida em todas as suas formas; o carinho, o respeito e a compreensão pela pessoa humana; o cuidado pelo grupo ao qual se pertença; a certeza de que é importante sempre decidir junto com os demais; a vivência e o compromisso decorrentes da fé que professamos; o sonho, a coragem e o comprometimento por um mundo melhor e mais justo.

O bom líder inspira confiança e bom ânimo; as outras pessoas gostam de sua companhia e palavras. Elas se sentem mais seguras ao se orientarem pelas palavras deste guia. O peso desta responsabilidade é grande e, às vezes, até a mais firme liderança fraqueja. Todos nós estamos sujeitos a momentos de incerteza ou insegurança.

Temos aí, portanto, dois pontos bem sérios e que tem muito a ver com a nossa espiritualidade. Por sermos cristãos, precisamos pedir a Deus a sabedoria necessária em nossas orações para sabermos qual o momento certo de recuar ou avançar.

Ser um bom líder, portanto, implica em obedecer a critérios muito sérios. Se forem vividos com intensidade e amor, sei que estaremos plantando uma semente boa e dando a ela as primeiras condições para que cresça forte e vigorosa. Talvez nem vejamos com nossos olhos o resultado deste esforço. Mas, certamente, estaremos dando a nossa contribuição para as gerações futuras.

2 comentários:

  1. Tchê...

    Ótimo texto este que tu pegou!

    Primeiro porque ele mostra que ser líder é servir. Quando Pedro enche a boca pra falar que Jesus é o esperado Messias, este tece algumas palavras sobre seu interlocutor (vou comentar em seguida) e passa a falar de sua missão em Jerusalém, da maneira trágica como tudo vai terminar. Ou seja, Jesus é sim o Messias, mas não aquele esperado, poderoso, guerreiro, alla Davi. Ele é o Servo Sofredor do 2º Isaías, aquele que aceita todas as humilhações e injúrias, põe-se a serviço dos mais pobres entre os pobres e morre pendurado num madeiro. Fazia tanto tempo que Ele caminhava com os Doze, mas nem estes tinham entendido isso ainda.

    Por outro lado, o texto mostra os dois lados de outro modelo de liderança: Pedro. Curioso... Este texto está presente também nos outros evangelhos, mas somente em Mateus Jesus tece comentários sobre o Pedroca. Não é estranho que se defenda tanto o primado do Papa baseando-se apenas em três versículos que, diga-se de passagem, não aparecem nos evangelhos sinóticos e em João? Mas enfim... O modelo de liderança representado por Pedro traz em si duas pedras. A primeira é a rocha firme, que servirá de alicerce para a Igreja (ou não... pode ser também que Jesus quisesse dizer: "de uma pedra qualquer eu faço a minha Igreja"). A segunda é a pedra de tropeço, triunfalista, que quer vencer a todo custo, desde que a vitória seja à sua maneira. No episódio da segunda pedra, percebe-se o que Pedro entendia pela palavra "Messias". Por isso, Jesus fala da Cruz. Quer dizer a Pedro e aos demais que a liderança não é privilégio, mas serviço. Em outras palavras, a coisa toda não é uma grande aventura, mas compromisso sério.

    Ainda hoje, muitas pessoas querem a liderança a todo custo. Conseguindo-a ou não, procuram sufocar outras possíveis lideranças que surjam à sua volta. Só eu, Pedro, tenho acesso a Jesus, só eu reconheço n'Ele o Salvador, quem quiser ir a Ele tem que que passar por mim... E Jesus diz não! Tu é Pedro, um cabeça de pedra, uma pedra rejeitada... De ti sai a minha Igreja, mas só se fores a pedra do caminho, pedra que ajuda a marcar a estrada, pedra que facilita o percurso, pedra chamada de alicerce porque todos podem pisar nela. Se quiseres privilégio, não passarás de pedra de tropeço.

    Bom, era isso... Acho que falei demais, hehehehe...

    Valeu!!! Teu texto me inspirou!!! Me enchi de ideias e vou começar a colocá-las no papel...

    ResponderExcluir
  2. O que é ser líder?
    Vim descobrir exercendo o papel de líder, que não é uma tarefa fácil, mas que se dedicarmos com carinho, além de ser líder você acaba formando outros líderes.

    ResponderExcluir