quarta-feira, 15 de junho de 2011

…E todos nós bebemos de um único Espírito

Para os amigos e amigas que acompanham este blog, segue um texto escrito desta vez pelo Henderson, um nobre companheiro da PJ do tempo em que militávamos na diocese de São Miguel Paulista. Vale a pena ler. É um texto cheio de memórias e mensagens. Obrigado Henderson.

+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+


    Todo Domingo de Pentecostes é assim. Minha memória volta a uma gelada sexta feira, 11 de fevereiro de 2000, nos arredores da Estação Corinthians-Itaquera, extremo da região leste de São Paulo. Era de lá que saía, a cada três meses, o ônibus que levaria a galera para um dos encontros da edição do Projeto Eu Sou Mais 7 X 7, da então Pastoral da Juventude da Diocese de São Miguel Paulista.

    Naquela sexta-feira, ocorreria o segundo encontro do Grupo Pentecostes, mas o primeiro que eu participava. Até então, eu nem sabia que havia Pastoral da Juventude Diocesana – era apenas mais um que, na companhia de outros quatro amigos, tentava organizar o grupo de jovens na Paróquia São José Operário, no Conjunto José Bonifácio, mais conhecida como a Cohab 2.

Estava ansioso. Ficava imaginando que a galera toda já estava para lá de integrada e eu seria o único calouro do time. E o Pentecostes se revelou, logo de cara, ser um grupo de formação diferente. Nunca havia encontrado, na vida, gente tão parecida comigo, em termos de história, de conflitos, da mais sincera e honesta amizade.

Mas como todo garoto entre seus 18 e 19 anos, e sem passar pelos problemas que um jovem de periferia geralmente passava, eu via a vida de uma maneira meio torta. Nunca tinha ouvido falar de Teologia da Libertação e sinceramente acreditava que Deus não estava a favor dos pobres, mas dos “escolhidos” por Ele. Foi necessária muita discussão, uma série de conflitos e até uma transformação de valores para eu deixar de ser o pelego que era até então.

O momento mais importante da minha transformação foi quando eu assumi a mística do Anel de Tucum. Interiormente, eu havia definido que aquele seria o ponto determinante: se o anel não coubesse no meu dedo, era sinal de que eu estava no grupo errado, deveria juntar minhas tralhas e dar adeus ao Pentecostes. E qual não foi a minha surpresa que, numa cesta com uma variedade imensa de anéis, o primeiro que peguei coube perfeitamente no meu dedo.


Daí, como todo grande amor que transforma a sua vida, foi a vez de assumir todo o compromisso que aquilo representava. Quando dei por mim, já era membro da Coordenação Diocesana e preparava a terceira edição do Eu Sou Mais 7 X 7, o Kairós. E dava minha contribuição para a formação de novos líderes de Pastoral da Juventude. Jovens que estavam na periferia da maior cidade brasileira, mas que também estão espalhados por várias periferias de outros estados, de outros países latinoamericanos.

Todos nós estamos fazendo, cada qual ao seu modo, a construção do Reino de Deus em nosso meio, com o próprio jovem trazendo a Palavra da Libertação a outro jovem. Mostrando a importância da Vida a esse novo jovem. Vida que vai além dos desejos naturais que todos da nossa idade temos e que remetem à Libertação e que levam ao encontro com o Amor Maior, aquele que lhe renova, que lhe enche de orgulho a ponto de querer que todos ao seu redor conheçam e também se encantem por este amor que vem do Espírito Santo de Deus.  E, mesmo que não estejamos juntos, estaremos sempre em unidade. Como escreveu o próprio São Paulo à comunidade de Coríntios: “Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo” (1º Coríntios 12, 12).

3 comentários:

  1. Caramba fiquei emocionado com esse texto, não fui desse grupo de eu sou mais 7X7 e nem dos seguintes, Sou EXÓTICO!!!! da ultima turma do projeto, e lá pude ver e viver tudo o que ele fala no texto, afinal eu sou mais 7x7

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Eduardo Brasileiro sou da Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Diocese de são Miguel Paulista também, e vejo que conhece muito a história da PJ daqui, parabéns pelo Texto. Estou muito interessado em saber se ainda ocorrem esses encontros porque nunca mais ouvimos falar e o meu grupo nunca participou

    ResponderExcluir
  3. Coisas boas estão vindo por aí!!! O IPJ vai dar início agora em agosto num novo grupo deste projeto. Eu sou + 7x7 vai continuar, Julio!!!

    Eduardo, passa o seu contato para a gente conversar. Há vagas ainda, caso você esteja interessado.

    ResponderExcluir