quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Você sabe trabalhar em grupo?

Vou partir do princípio de que você que lê este texto participa de um grupo e que quer que ele progrida e alcance seus objetivos. Vou acreditar também que você contribui para que as pessoas do seu grupo também participem cada vez mais e sejam de fato protagonistas de sua ação.

Partirei da ideia de que você não é, necessariamente, o coordenador deste grupo, podendo ser uma boa liderança do mesmo. Se for o coordenador do grupo, ótimo também.

Já partilhei aqui neste espaço que as pessoas gostam de números e de dicas. Este texto poderia receber o título de “10 mandamentos de uma liderança participativa” e talvez recebesse muito mais visitas. Mas o título dado também vai direto ao ponto.

Vida em grupo (qualquer um) não é uma experiência simples. As pessoas são diferentes e tem vivências exteriores a este grupo que lhes permitem acumular práticas, pensamentos e pontos de vista diferentes também. E aí é que está a beleza e o desafio de se viver em comunidades.

Se você se encaixa no perfil que eu disse logo acima, o texto a seguir pode lhe ser útil. São dez dicas sobre como dinamizar e conviver bem num grupo. Que atitudes positivas você pode ter para melhorar a convivência e a participação? O presente texto é baseado no livro “Como trabalhar em grupo” de Juan Manoel Contreras, publicado pela Paulus. Segue a lista.

1- Seja cordial. Fale com as pessoas. Acolha bem. Procure saber como elas estão. Crie um ambiente bom. As pessoas gostam de se sentir bem recebidas.

2- Sorria. Um sorriso destranca portas do coração e desarma pessoas fechadas. Mas não sorria por obrigação. Não sorria estando também armado. Isto é falsidade. E falsidade logo é desmascarada. Sorria com o seu coração aberto e pronto para acolher.

3- Chame as pessoas pelo nome. A maioria das pessoas gosta de seu próprio nome. Para elas, ouvir alguém chama-las pelo próprio nome é como ouvir uma bela música. É cativante e faz com que se preste maior atenção àquilo que se diz.

4- Seja amigável e cooperativo. Se alguém tem dúvidas, ajude. Se alguém faz um trabalho, colabore. Quer ter amigos?  Seja amigo também.

5- Fale e aja com sinceridade. Dê exemplo. Seja você o primeiro a fazer a mudança que quer ver acontecer. Viva o que você proclama. E tudo o que você fizer, faça-o com gosto.

6- Interesse-se sinceramente pelos outros. Há sempre muito o que você pode aprender com os outros. Há também muito o que você pode partilhar com eles também. É na convivência e na relação que podemos crescer.

7- Seja generoso em elogiar e cauteloso em criticar. O retorno positivo que você pode dar para alguém sempre é precioso. Por pequeno que seja o avanço, não o trate por obrigação. Elogie e você poderá ver progressos maiores. O elogio anima, fortalece a confiança e eleva o espírito. E não seja severo demais na crítica. Ela é importante, mas saiba dá-la com cautela e como uma fraterna correção.

8- Aprenda a captar o sentimento dos outros. Desenvolva a empatia. Tente colocar-se na situação do outro. E não se esqueça que numa situação há pelo menos três olhares: o seu, o do outro e daquele que observa de fora.

9- Preocupe-se com a opinião dos outros. Uma boa liderança de um grupo desenvolve três atitudes importantes: sabe ouvir, sabe aprender com o outro e sabe elogiar. E nestes três aspectos, a preocupação com a opinião do outro é fundamental.

10- Faça o bem aos outros. O que você sabe fazer, o que você pode fazer de bom pelo outro, faça-o logo. Alguns podem achar que não, mas o bem que fazemos não desaparece. E as marcas positivas que deixamos nas pessoas com as quais convivemos quase sempre são permanentes. Não se acanhe, portanto. Fazer o bem é bom!

2 comentários:

  1. Muito bom o texto, como sempre atento e dedicado a vida pastoral.

    Prabens!

    Abraços fraternos

    Juliano Coimbra

    ResponderExcluir
  2. Exelente!!!
    obrigada Rogerio já compartilhei com meus amigos.

    ResponderExcluir