quarta-feira, 21 de abril de 2010

O que é mesmo Espiritualidade Pejoteira?

Procure um jovem e pergunte para ele o que ele entende por espiritualidade. Muitos não darão nenhuma resposta cheias de discursos teológicos. Outros dirão que tem a ver com “as coisas de Deus” ou que seria fazer a experiência de Deus. Os discursos podem não ser os mais completos, mas a intuição do que seja está bem clara. Eu mesmo já fiz esta experiência com alguns jovens e recebi respostas bem bacanas. Houve jovens que me disseram que espiritualidade é ver, julgar, agir segundo o Evangelho, seguindo aquilo que o Espírito Santo nos inspira, vivendo como filhos de Deus, sentindo a Deus presente em nossa vida por meio de Jesus Cristo.



Um erro é pensar que espiritualidade se refere somente aos contemplativos, aos padres ou às pessoas da Igreja. Não, não... Toda pessoa tem sua espiritualidade. Ela é uma dimensão da pessoa e que se expressa na maneira em que vive sua relação com o transcendente. Não é uma teoria ou algo que se aprende numa formação. A diferença entre as pessoas, portanto, está na maneira como vivemos e cultivamos esta espiritualidade.

Cultivar a espiritualidade é busca viver e fazer a experiência de Deus. Disse um teólogo uma vez que os cursos e tardes de formação que possamos ter são como mapas: podem nos ensinar o caminho, mas só a vivência da espiritualidade nos dá vontade de caminhar. Para aqueles que vivem o jeito de ser da Pastoral da Juventude, cultivar a espiritualidade é perceber no cotidiano da vida a presença de Deus e buscar viver o projeto de Jesus neste dia a dia. Essa é a raiz de sustenta a nossa espiritualidade.

O jovem da Pastoral da Juventude que vivencia no seu cotidiano a experiência do amor de Deus percebe uma ação e uma mudança interior na sua vida. Leonardo Boff disse que:
“o ser humano é um ser de mudanças, pois nunca está pronto, está sempre se fazendo (...) há mudanças que são interiores, são verdadeiras transformações, capazes de dar um novo sentido à vida ou de abrir novos campos de experiência e de profundidade, rumo ao próprio coração e ao mistério de todas as coisas”.
Viver esta espiritualidade enraizada no Evangelho de Jesus e na experiência da presença de Deus no cotidiano não faz com que a nossa mudança aconteça somente por dentro, mas também nas nossas relações sociais e no ambiente que nos cerca. Se percebemos a presença de Deus no dia a dia das pessoas, notamos que em muitos lugares não há os sinais de vida que estava em Seu plano original. É essa mesma espiritualidade que motiva e movimenta o ser humano à luta pela justiça, pelos direitos dos pobres, para tornar a sociedade mais fraterna e solidária.

O jovem que vive a Espiritualidade da Pastoral da Juventude tem prazer em celebrar esta fé. Fé que é enriquecida por muitas culturas, visualizada em muitas cores, cheiros e particularidades. Uma espiritualidade que acolhe e dá carinho às pessoas. Que nos move a estar a serviço, em comunhão, com profetismo em defesa da vida até as últimas consequências.

5 comentários:

  1. Prezado Rogério,

    Que alegria esta iniciativa, estou emocionada, serei seguidora na medida do possível, vou colocar um link em meu blog pessoal e farei o possível para contribuir com meus comentários, mesmo que me sinta um pouco fora do contexto atualmente.
    Parabéns, saudades...
    Abraços,
    Ana Cláudia

    ResponderExcluir
  2. Só me resta parar, ler, ouvir e aprender com ele...valeu cara!

    ResponderExcluir
  3. E aê, tchê!?

    Adorei a iniciativa! De fato, se queremos chegar aos jovens de hoje, precisamos estar sintonizados! O blog é uma ótima ferramenta, neste sentido!

    Quanto ao texto, senti falta de uma coisa... Na minha opinião, a espiritualidade pejoteira segue a mesma linha do movimento profético de Israel. Dando continuidade a este movimento, Jesus foi assassinado numa Cruz. Mas foi justamente por isso, por sua veia profética, que hoje podemos acreditar em um "outro mundo possível".

    Siga em frente!!!

    Paz e Bem!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito desta iniciativa, levando-se em conta que a Internet na Juventude está em auta devemos utilizá-la pra propagar a Boa nova e deixar pistas para que outras pessoas, de outras localidades possam ter contato e conhecimento através de BLOGS como este.
    Parabéns Rogério, é isso ai, estou te seguindo blz? Abracios, fui.

    ResponderExcluir
  5. Rogério ..
    Que bom encontrar por aqui, depois do ERPJ não tive mais contato contigo..

    Bom, eu procurava mesmo saber mais um pouco da espiritualidade pejoteira, apesar dos dez anos de caminhada, as vezes sinto um pouco falta da espiritualidade e até discutia com outros amigos para podermos partilhar um pouco do que sabemos ..

    Também vou divulgar no meu blog o seus artigos..
    Abraços e fico feliz também por saber que é Cooperador Salesiano, se Deus permitir entrarei no próximo ano..

    ResponderExcluir